Recursos Didáticos

Pensando no desenvolvimento do Diário de Bordo das atividades desenvolvidas durante o Projeto Coletivo, vamos apresentar a ferramenta Padlet e aprenderemos a criar Infográficos para tornar as aulas mais dinâmicas. São sugestões para serem trabalhadas em sala de aula, porém, não são obrigatórias, o professor, ao realizar o diagnóstico de sua sala, poderá utilizar ferramentas de sua preferência.

Padlet

O Padlet é uma ferramenta que permite a criação de quadro digitais. Estes quadros podem conter diferentes tipos de mídias (textos, links, imagens, áudios etc.) e ficam organizados na forma de murais virtuais. O usuário pode escolher entre diferentes formas de organização do mural.

Para visitar a página da ferramenta, clique aqui.

Diário de Bordo

Devido à sua estrutura de quadros, o Padlet é muito utilizado como organizador de tarefas, assim como Diário de Bordo para projetos.

Veja abaixo alguns exemplos do uso do Padlet como Diário de Bordo:

Neste vídeo temos um tutorial de como utilizar a ferramenta Padlet e criar seu Diário de Bordo.

Unindo ferramentas

Lembre-se de que tanto você quanto seus estudantes podem utilizar as Ferramentas Google (apresentadas aqui) para criar documentos importantes como textos, listas e planilhas, que podem ser compartilhadas no quadros do Padlet através de links.

Para saber mais

Aqui você encontra textos e referências sobre a construção do Diário de Bordo. Para acessar o conteúdo, clique nos links.

Educa- PE Diário de Bordo - Texto

O que é e como compor um Diário de Bordo


Estratégia Didática: Infográfico

Infográfico é um tipo de linguagem que associa elementos verbais (frases curtas) a elementos não verbais (imagens, sons, gráficos etc.). O infográfico tem como principal função informar o leitor de maneira simples, rápida e objetiva. É uma forma de comunicação bastante atrativa, atual e utilizada pelas mídias digitais de jornais, redes sociais etc.

Na elaboração de um infográfico, é importante atentar à consonância entre os elementos verbais e não verbais, ou seja, texto, imagens e demais elementos devem se referir sempre ao mesmo assunto. Veja um exemplo:

office content 1

Você pode conferir mais exemplos aqui: Infográficos | Por Quê?

Ferramentas

Aqui você encontra sugestões de sites para a criação de infográficos. Clique nas imagens para visitar o site de cada ferramenta.

Easelly

Disponibiliza layouts gratuitos para serem modificados de acordo com a demanda do usuário. Também é possível alterar cor, texto, imagens, adicionar ícones etc. Após finalizar a edição, é possível baixar o arquivo e até mesmo compartilhar nas redes sociais.

Canva

É uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais. Está disponível online e em dispositivos móveis e integra milhões de imagens, fontes, modelos e ilustrações. Você pode conferir um tutorial em vídeo aqui.

Infogram

Possibilita criar infográficos a partir dos templates disponibilizados. O usuário pode realizar pequenas modificações, ou acrescentar novos elementos ao seu design. É uma ótima opção para fazer criações de forma mais rápida.

Venngage

Com um simples cadastro, é possível criar infográficos e gráficos a partir dos modelos disponibilizados no site. Interessados podem utilizar a versão gratuita ou a paga para imagens mais elaboradas.

Podcast

PODCAST é uma mídia em formato de áudio cujo objetivo é transmitir informação e contribuir para a criatividade, para a oralidade e para o espírito colaborativo dos envolvidos. O educador pode auxiliar os estudantes a criar um roteiro para o podcast proposto na atividade sugerida, além de incentivar diferentes formatos, como história, entrevista, bate-papo, educativo, etc. Você pode ler mais sobre cada tipo neste site, ou fornecer o link para que os alunos pesquisem os diferentes formatos e escolham um que mais gostem.

podast acontecendo com fundo desfocado

Sugestão de atividade

Oriente os estudantes a criarem, em duplas, um podcast sobre a importância de evitar desperdícios. Se necessário, revisitem os capítulos 4 e 5. Peça para que explorem o tema, pensando em termos individuais (explicando a importância de um orçamento, por exemplo), e em termos ambientais (mostrando o impacto que o mau uso da água e da eletricidade pode causar).

Os estudantes podem optar por entrevistar familiares, para ter a noção do que essas pessoas sabem ou pensam sobre esse assunto. Para isso, devem formular perguntas claras e objetivas a respeito do tema, como por exemplo: Como evitar desperdícios? Como economizar nas compras de mercado?

Informe às duplas de estudantes que o podcast deverá ter a duração de, no máximo, cinco minutos. Um aspecto importante, que deverá ser enfatizado para a turma, é que devem ter em mente que o podcast será ouvido por diferentes pessoas, inclusive as que não têm conhecimento dos conceitos de Educação Financeira e Matemática. Trata-se, assim, de um exercício de síntese e de clareza na exposição dos temas tratados.

Nessa atividade, os alunos atuarão como protagonistas na construção do conhecimento. Oriente-os sobre algumas características de podcasts: eles devem ser coerentes e ter começo, meio e fim. A locução deve fornecer uma ordem lógica para o que está sendo discutido. Elencar exemplos práticos de Educação Financeira e Matemática é uma boa estratégia para explicar e relacionar esses conceitos.

Orientações aos educadores

Durante o planejamento do podcast, você pode disponibilizar todos os links sugeridos nesta página para que os alunos pesquisem sozinhos ou em grupos. Se possível, combine com a escola a utilização de computadores, tablets ou a possibilidade dos alunos levarem um aparelho celular para a aula.

Você pode encontrar todas essas informações e mais sugestões nas páginas 26 e 27 do Caderno do Educador (acessível aqui) .

Pode ser interessante, ao trabalhar a construção de narrativas para o podcast, apresentar a técnica do storytelling. Saiba mais clicando aqui e aqui .